Banho do Recém Nascido

A um bebê recém-nascido, o ideal é dar-lhe um banho seco, sem imersão na água, nos primeiros dias. Antes de desnudar o bebê, limpe sua cabecinha com uma espoja bem suave e umedecida com água morna. Com um algodão, também umedecido com água morna, e um pouquinho de sabão neutro e específico para ele, limpe os olhinhos, o nariz, o rostinho, e as orelhas, e logo todo o corpo.

Em seguida, se enxuga tudo com uma toalha suave, sem esfregar. Seque-o e ponha sua roupinha limpa. É importante que revise o cordão e a área do umbigo. Se supura, terá uma cor avermelhada ou mau cheiro, comente com o pediatra. O cordão se limpa com água e sabão. E seca-se muito bem.

Cuidados para dar banho num bebê recém-nascido

Existem alguns cuidados especiais que devemos considerar durante o banho do bebê:
1- Nunca deixe o bebê só durante o banho. No caso de surgir alguma emergência que voce precise sair do local do banho, leve-o contigo.

2- Não é recomendável a utilização de talco, colonias, etc., principalmente nos primeiros meses. Podem desencadear alergias.

3- A altura da banheira deve ser adequada à altura da pessoa que está banhando o bebê. Lave sempre a banheira antes e depois de sua utilização.

4- Assegure-se de secar bem todos as dobrinhas da pele, especialmente debaixo do queixo, atrás das orelhas, e na área da fralda. Pode ocorrer lesões por fungos se não enxugar adequadamente.

5- Aproveite a hora do banho para revisar seu bebê,investigue todo seu corpinho para descartar erupções, inflamações ou outros problemas cutâneos . Observe se apresenta crosta láctea na cabeça.

6- Não desanime se seu bebê chora muito nos primeiros banhos.

O desconhecido normalmente o assustará.

Com o tempo ele se acostumará, e chegará a desfrutar desse momento de prazer. 

E seus papais também. Aproveite esses momentos maravilhosos para aproximá-los ainda mais. 
Cante uma musiquinha, fale com ele o tempo todo. 
Ele se sentirá bem ao reconhecer sua voz e saberá que não precisa ter medo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa sua opinião! Eu vou gostar seja qual for.