Banho do Bebê

Imagem linda Presente da minha querida Bellavistta  (  @vidavalkiria  )



São muitas as inquietações, dúvidas, e as perguntas que as mamães e os papais se fazem quando têm que dar banho no seu bebê pela primeira vez. Normalmente se sentem inseguros e ansiosos, e até com um pouco de medo, principalmente quando são pais de primeira viagem, e têm que banhar ao seu bebê. Perguntam-se como devem segurá-lo, e que cuidados devem ter.

Muitos têm dúvidas de como lavar as orelhinhas, qual a temperatura ideal da água, e muitos outros detalhes.
Fiquem tranquilos, essas são dúvidas normais, compartilhadas por muitos pais.
 O bebê precisa de dois ou três banhos semanais nas temporadas mais frias.
Em épocas mais quentes, poderá banhá-lo com mais frequência.

O banho do bebê, passo a passo

A melhor forma para adquirir segurança, é organizar-se. E para isso, nada melhor que reunir e ter à mão tudo o for necessário para o banho do seu bebê.
Para dar banho num bebê pequenino é necessário: sabão neutro, toalha de algodão, pente ou escovinha, roupa limpa, shampoo adequado para bebês, fraldas, uma banheira (móvel ou fixa), e uma esponja macia (opcional).

Quando tiver todo o material necessário, lave as mãos, e em seguida feche bem a porta e a janela do local onde dará banho no bebê, para evitar correntes de ar, e siga esses passos:

1- Comprove que a banheira esteja limpa. Encha a banheira com água morna. Utilize o cotovelo ou a parte interior da munheca para comprovar que a temperatura é apropriada. Pode utilizar um termômetro de banho. A água não deve superar os 30ºC.

2- Tire a roupinha do bebê, limpe-o na área das fraldas, e envolva-o numa toalhinha.

3- Limpe seu rostinho e as orelhinhas com um pedacinho de algodão úmido.

4- Sustente o bebê com seu braço direito, do mesmo modo como se fosse lavar uma bola, incline-o sobre a banheira, e com a mão esquerda, lave sua cabeça com o mínimo de shampoo. Enxague bem e seque para escovar depois.

5- Depois que o bebê está com a cabeça lavada sustente os ombros do bebê com uma das mãos, introduzindo os dedos por debaixo do sovaco e sustentando as pernas ou o bumbum com a outra mão. É importante não deixar de sorrir e falar com ele enquanto o banha.

6- Nessa posição introduza o bebê na água. Mantenha a mão por debaixo dos seus ombros, de modo que mantenha os ombros e a cabeça fora da água, e utilize a outra mão livre para lavá-lo.

7- Com ou sem esponja, lave, enxague, e seque de cima a baixo. Primeiro o peito, os braços, as mãos, até e vá lavando até as pernas e os pés.

8- Vire o bebê para lavar as costas e o bumbum.

9- Uma vez que esteja limpo, levante-o com suavidade porque ele vai se assustar com a mudança da temperatura da água morna para o ambiente em questão. e cubra-o com uma toalha macia.

10- Seque-o bem, e o abrace para dar-lhe calor. Depois pode vesti-lo começando enquanto ele está enrolado na toalha calçando meias. com os pesinhos aquecidos ele não chora muito. Abra devagar a toalha e coloque a camisa. depois disso fica a seu critério. Não agasalhe demais para não incomodar quando chegar a hora das trocas de fralda.

BOA SORTE COM SEU PEQUENINO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa sua opinião! Eu vou gostar seja qual for.