A ÓPERA



..." - Mas , meu caro Marcolini ...
- Quê ...?
E , depois de beber um gole de licor, pouco o cálice, e expôs-me a história da criação , com palavras que vou resumir .
- Deus é o poeta.
- A música é de satanás, jovem maestro de muito futuro, que aprendeu no conservatório do céu.
Rival de Miguel, Rafael e Gabriel, que não tolerava a precedência que eles tinham na distribuição dos prêmios.
Pode ser também que a musica em demasia doce e mística daqueles outros discípulos fosse aborrecível ao seu gênio essencialmente trágico.
Tramou uma rebelião que foi descoberta a tempo, e ele expulso do conservatório.
Tudo se teria passado sem mais nada, se Deus não houvesse escrito um libreto de ópera, do qual abrira mão, por entender qual gênero de recreio era impróprio da sua eternidade. Satanás levou o manuscrito consigo para o inferno.
Com o fim de mostrar que valia mais que os outros - e acaso para reconciliar-se com o céu -  compôs a partitura , e logo que a acabou foi levá-la ao Padre Eterno.
- Senhor, não desaprendi as lições recebidas , disse-lhe.
Aqui tendes a partitura, escutai-a, fazei-a executar, e, se achardes digna das alturas admiti-me com ela a vossos pés ...
- Não, retorquiu o Senhor, não quero ouvir nada.
- Mas , Senhor..
- Nada ! Nada !
Satanás suplicou, sem melhor fortuna, até que Deus cansado e cheio de misericórdia, consentiu em que a ópera fosse executada, mas fora do céu .
Criou um teatro especial, este planeta, e inventou uma companhia inteira, com todas as partes, primárias e comprimárias, coros e bailarinos .
- Ouvi agora alguns ensaios !
- Não, não quero saber de ensaios.
Basta-me haver composto o libreto; estou pronto a dividir contigo os direitos de autor.
Foi talvez um mal esta recusa; dela resultaram alguns desconcertos que a audiência prévia e a colaboração amiga teriam evitado.
Com efeito, há lugares em que o verso vai para a direito e a música para esquerda.
Não falta quem diga que nisso mesmo está além da composição, fugindo à monotonia, e assim explicam o terceto do Éden, e ária de Abel, os coros da guilhotina e da escravidão . Não é raro que os mesmo lances se reproduzam , sem razão suficiente.
Certos motivos cansam à força de repetição. também há obscuridades;o maestro abusa das massas corais, encobrindo muita vez o sentido por um modo confuso.
As partes orquestrais são aliás tratadas com grande perícia. Tal é a opinião dos imparciais.
Os amigos do maestro querem que dificilmente se possam, achar a obra tão bem-acabada. Um ou outro admite certas rudezas e tais ou quais lacunas, mas com o andar da ópera é provável que estas sejam preenchidas ou explicadas, e aquelas desapareçam inteiramente, não se negando o maestro a emendar a obra onde achar que não responde de todo ao pensamento sublime do poeta.
Já não dizem o mesmo os amigos deste.
Juram que o libreto foi sacrificado, que a partitura corrompeu o sentido da letra, e, posto seja bonita em alguns lugares e trabalhada com arte em outros , é absolutamente diversa e até contrária ao drama.
O grotesco, por exemplo: não está no texto do poeta; é uma excrescência para imitar as Mulheres patuscas de Windsor.
Este ponto é contestado pelos satanistas com alguma aparência de razão. Dizem eles que , ao tempo em que o jovem satanás compôs a grande ópera , nem essa frase nem Shakespeare eram nascidos. Chegam a afirmar que o poeta inglês não teve outro gênio senão transcrever a letra da ópera, com tal arte e fidelidade, que parece ele próprio o autor da composição; mas, evidentemente, é um plagio.
- Esta peça , concluiu o velho tenor, durará enquanto durar o teatro.
Não se podendo calcular em que tempo será ele demolido por utilidade astronômica.
O êxito é crescente. Poeta e músico recebem pontualmente os seus direitos autorais, que não são os mesmo, porque a regra da divisão é aquilo da Escritura:
"Muitos são os chamados, poucos os escolhidos".
" Deus recebe em ouro , satanás em papel ..."



DOM CASMURRO - MACHADO DE ASSIS .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa sua opinião! Eu vou gostar seja qual for.